Ao construir alguma edificação, como uma residência ou um prédio, é muito importante analisar uma série de variáveis, que garantam que a estrutura esteja completamente segura, sem risco de que algum imprevisto possa danificar o que já foi concluído. Para qualquer tipo de construção, é necessário seguir uma série de normativas rígidas de segurança estrutural.
No Brasil, as normativas de segurança para qualquer tipo de edificação urbana são reguladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável por apontar os requisitos mínimos de qualidade, segurança, durabilidade, e desempenho. A mesma instituição também apresenta requisitos voltados à resistência ao fogo, instalações e fundações.
Neste guia, você acompanhará algumas normativas de segurança estrutural, essenciais para que todas as edificações sejam construídas nos parâmetros corretos.
Quando se fala em segurança física, é com base em medidas e tecnologias que visam a promoção e manutenção de espaços. Seu objetivo é evitar imprevistos como assaltos, roubos, desastres naturais ou atos de vandalismo. Além disso, a segurança física é vista como essencial em qualquer lugar, garantido a segurança e bem-estar de todos, e protegendo dados sensíveis.
Entre as ações de segurança física para as edificações, está a implementação de controles de acesso, com crachás e chips específicos para as pessoas autorizadas a entrar. Outra opção vem através de investimentos em sistemas de videomonitoramento e reconhecimento facial, para identificar, em detalhes, as características de todos os que estão dentro do ambiente. Barreiras físicas também ajudam, como portões e cercas, de modo a garantir tranquilidade para quem está no ambiente interno, evitando a entrada de pessoas estranhas. Por fim, em caso de algum sinistro, a instalação de alarmes se torna essencial, para alertar a todos sobre alguma situação de perigo.
Para qualquer tipo de edificação, empresarial ou residencial, é muito importante investir em segurança física. Com ações que aliam tecnologia e estratégia, todos os que vão ocupar estes espaços poderão trabalhar ou morar de forma segura, com o menor risco de ocorrer algum tipo de imprevisto.
A norma que rege as edificações habitacionais é a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 15575, da ABNT. Nela, há a determinação para os parâmetros a serem adotados, quanto a questões como resistência, desempenho térmico e acústico. Não é a única que precisa ser adotada na construção de um edifício, mas é a mais importante a ser avaliada ainda durante o projeto.
Ainda para as edificações, há normas que também precisam ser levadas em conta, como a NBR 6118, sobre estruturas de concreto, e a NBR 6122, sobre fundações, que considera itens como as características do solo e as cargas a que podem ser colocadas.
Com relação à prevenção de incêndios, existem duas normas regulatórias específicas. A NBR 14432 fala sobre resistência ao fogo, enquanto a NBR 15200 aborda sobre estruturas de concreto em situações de incêndio. Juntas, elas estabelecem os requisitos necessários de resistência ao fogo em casos de incêndio. O objetivo é garantir que, em caso deste sinistro, ocorra a possibilidade de combate às chamas de maneira segura e efetiva, de modo a não danificar completamente a estrutura da edificação.
As normas de segurança para a construção de casas e edifícios são essenciais. Elas garantem que todo o processo para construir um novo local seja feito de maneira segura, tanto para quem trabalha nas obras, quanto para aqueles que ocuparão o espaço quando ficar pronto.
Além disso, a implementação destas normas permite que as próprias estruturas contem com mecanismos para evitar qualquer tipo de sinistro, seja nas residências ou em áreas sociais da edificação. Posteriormente, isso permite que a manutenção destes espaços também ocorra de maneira segura e efetiva, desde que sejam feitas de forma periódica, evitando danos em larga escala.
Neste texto, você conheceu algumas das principais normativas de segurança estrutural para edificações urbanas. Também foi possível ter conhecimento sobre os conceitos de segurança física, e como é tão importante investir neste ponto, para tornar os espaços mais seguros para moradores ou colaboradores.
Gostou das dicas? Aqui no Ecivil você poderá acompanhar uma série de outros artigos que também envolvem a engenharia, e a construção civil como um todo.
Já é possível trabalhar profissionalmente com um CAD gratuito!
Atualmente, podemos dizer que sim! É possível trabalhar profissionalmente com ferramentas CAD sem desembolsar nenhum centavo...
Os 10 Mandamentos de Marketing para Engenheiros e ArquitetosSe nos atrevemos a falar de "certo" e "errado", precisamos estabelecer uma REFERÊNCIA de coisas certas. Por isso escrevemos esses "10 Mandamentos de Marketing...
O planejamento e gerenciamento de obras
O projeto é um sistema complexo e composto de atividades, que se inter-relacionam, se interagem e são interdependentes. As atividades que compõe um projeto...
Valiosas dicas para a sua empresa
Muitos leitores dos meus artigos têm me indagado sobre como aumentar as vendas em suas empresas ou como divulgar melhor sua marca...
A marca da sua empresa na mente do consumidor
Há algumas semanas encontrei um grande amigo que não via há anos. Esses encontros são sempre muito peculiares, engraçados e surpreendentes...
Nenhum comentário sobre esta página. Seja o primeiro a comentar!